DESTAQUES

Chuveiro é fonte de bactérias, fungos e leveduras; saiba como combatê-los

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Sonia Corazza

A gente nem imagina o mundo de micro-organismos nocivos que moram nas nossas escovas de dentes, pentes, buchas de tomar banho e por ai afora.

Segundo trabalho realizado por pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, além de todos esses utensílios de beleza, os micróbios patogênicos também encontram nos chuveiros o lugar ideal para sua proliferação. Onde tem umidade, temperatura adequada e material orgânico, certamente vai haver a presença de micro-organismos, alguns bastante nocivos. No caso dessa avaliação do pessoal do Colorado, encontraram colônias de mycobacterium avium, ligada a doenças pulmonares.

Biofilme

O interessante desse trabalho é que os pesquisadores encontraram um amontoado de bactérias, formando um “biofilme” grudento, que adere ao interior dos chuveiros. A parte importante é que a presença desses micro-organismos é 100 vezes maior que a encontrada na água tratada presente nos encanamentos.

Vale lembrar que quando se abre o chuveiro para tomar um banho, que a princípio é a maneira mais simples de fazer a higiene do corpo, se recebe um jato de bichos variados, capazes de infestar a pele e o sistema respiratório de maneira muito intensa.

De olho no invisível

Embora seja difícil detectar a presença de bactérias, fungos e leveduras nos chuveiros e ferramentas de higiene, algumas regras são fundamentais para minimizar a concentração dessa turma.

Mantenha a caixa d'água sempre limpa, a tubulação livre de resíduos e as torneiras livres de sujidades. O uso do cloro ativo na forma de hipoclorito de sódio, é uma maneira barata e efetiva de controlar o crescimento microbiano. Se você mora numa casa, a responsabilidade é sua, se habita um prédio, é o condomínio que deve ter a obrigação de contratar um serviço especializado de limpeza.

O chuveiro deve ser limpo com escovas de cerdas plásticas e detergentes de ação antibacteriana.

Escovas de dente devem ser trocadas a cada mês, escovas e pentes pedem limpeza semanal, com a remoção de fios de cabelo, lavagem e sanitização com um agente antisséptico potente, como o álcool etílico 70, encontrado em farmácias.

Com atenção e consciência, você fica livre de doenças e convida só quem quiser para seu banho.




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

A morte trágica da bancária Lilian Jamberci, vítima do "Dr. Bum Bum", trará à luz uma reflexão sobre o vício da vaidade?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.