DESTAQUES

Casei cedo demais e queimei etapas em minha vida. O que faço?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
Assistir a filmes ajuda a construir novas formas de compreender a vida

por Blenda de Oliveira

"Sou uma mulher de 29 anos, casada há 12 anos, sinto-me em crise, tenho três filhos. Acho que queimei etapas demais em minha vida e agora não dá mais tempo de recuperar nada"

Resposta: Sempre há tempo para refazer, fazer e buscar novos caminhos, sempre!

Você é uma mulher muito jovem, por que será que se sente tão no fim da linha?

É preciso que reflita sobre essa maneira como tem se visto, talvez seja mais importante que a crise no casamento.

Antes de qualquer coisa, volte-se para você e se aproprie de sua vida e de sua juventude. Há pessoas com 70 anos mudando a vida! Vamos lá, força!

Há dois filmes interessantes para assistir sobre esse assunto: Shirley Valentine (Direção: Lewis Gilberte, Inglaterra, 1989) e Comer, Rezar e Amar Direção: Ryan Murphy, EUA, 2010).

O objetivo de assisti-los é para expandir a sua compreensão de que etapas queimadas na vida não devem ser atribuídas àquele que está ao seu lado. Esses filmes auxiliam muito na construção de novas perspectivas e novas compreensões sobre a forma de ver a vida. Nos dois filmes as protagonistas tentam mudar seus casamentos e vão se dando conta de que há muito o que conhecer e modificar nelas.

Trata-se de uma ferramenta que - por meio da história e de imagens - vislumbra novas possibilidades diante da estagnação que se apresenta.

Boa sorte!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você se sente seguro (a) andando pelas ruas do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.