DESTAQUES

Pode dar certo voltar a namorar o ex-marido?

Anette Lewin 01/01/2016 PSICOLOGIA
Namorar o ex-marido significa refazer a relação sem o dia a dia

por Anette Lewin

Resposta: O amor, em todas as suas formas, pode dar certo ou errado, depende de como é conduzido...

Namorar o ex-marido significa refazer a relação sem o "dia a dia", sem a convivência cotidiana.

Para alguns casais é exatamente esse cotidiano que tira o "glamour"da relação. Ver o parceiro(a) com aquele moletom surrado, cabelo despenteado e chinelo é encarado por eles como algo que tira o encanto da relação.

Para esse tipo de casal, a volta do namoro pode ser a salvação do relacionamento, pois implica em relacionar-se apenas quando, de comum acordo, o casal assim o resolve; implica em "enfeitar-se" para o outro e mostrar-se apenas em sua melhor forma.

Outro tipo de casal que pode encarar melhor um relacionamento de namoro do que de casamento, é aquele casal em que a necessidade de preservar seu espaço pessoal não pode ser vivenciada no casamento. Para muitos, ter sua propria casa, seus horários, seus amigos não é compatível com o casamento tradicional.

Mas nem para todos os casais que se separam o cotidiano ou o espaço são os vilões!

Casais que brigam por ciúmes excessivos, por exemplo, e esse foi o motivo da separação, dificilmente se sentirão melhor só namorando. Casais cujos conceitos morais são muito diferentes também provavelmente terão dificuldades em manter uma relação amorosa, seja casados ou namorando. Casais imaturos emocionalmente ou pessoas muito autocentradas terão dificuldades em se relacionar amorosamente qualquer que seja a forma dessa relação.

De qualquer modo, um casal que já conviveu e resolve se dar uma segunda chance demonstra que entende que algo de bom existiu e pode voltar a existir; demonstra que avaliou a "liberdade total"e, talvez, não se encantou com ela; demonstra que entendeu que a felicidade ideal projetada naquela "pessoa ideal" é ficção e que a verdadeira felicidade pode estar mais perto do que imagina...

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

Suas relações amorosas duram?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.