DESTAQUES

Gosto de trabalhar com vendas, mas não consigo acreditar na minha capacidade de vender

Roberto Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Procure repensar sua carreira

por Roberto A. Santos

"Às vezes fico até desestimulada para sair de casa."

Resposta: A área de vendas pode ser apaixonante e estimulante para algumas pessoas e atemorizante para outras. Se você fala que gosta muito, mas sempre acontece de você questionar sua capacidade e desestimulada até para sair de casa, talvez seja o caso de repensar o que é que gosta em vendas. É comum mesmo com excelentes vendedores se desanimar por períodos curtos, principalmente depois de perderem uma grande venda, porém sua personalidade lhes recarrega suas baterias rapidamente e partem para a luta. Você precisa refletir se gosta da remuneração, das condições que podem lhe oferecer, mas não tanto da batalha do dia a dia. Neste caso, sugeriria que repensasse sua carreira, pois o desgaste de sentir-se desmotivada, logo ao sair de casa, no longo prazo, pode ser muito prejudicial à sua saúde e mesmo à sua carreira.

Sou formada e pós-graduada em direito, mas não consigo passar no exame da OAB
Além mais, não sou aquela estudante muito aplicada. Não sei qual é a minha vocação verdadeira, porque tudo que me proponho a fazer, depois de um tempo, perco a motivação.

Resposta: Pelo que sei, o exame da Ordem é realmente muito difícil mesmo para quem gosta muito de estudar, mas sem gostar fica realmente complicado, ainda mais se você não tem certeza de que esta é sua vocação apesar de ter feito até pós-graduação (imagino nesta área). Você precisa separar, em primeiro lugar, o local em que trabalha hoje e trabalhou no passado, da vocação ou profissão que um dia escolheu e a fez estudar por 5 anos para se formar Bacharel em Direito.

O emprego de hoje pode não ser o de amanhã se você tomar uma decisão de procurar outro. Porém, se isolando esta variável, você não sente mais motivação com os temas de Direito, seria melhor procurar outra coisa o quanto antes para não postergar seu sentimento de incapacidade e frustração. Existem serviços de avaliação vocacional ligados às boas faculdades de psicologia se você não puder pagar um serviço destes. Acho que vale seu investimento de tempo e dinheiro para olhar para seu futuro com mais disposição e alegria no presente.




Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.