DESTAQUES

Consumo de acrilamida pode dobrar risco de câncer, diz nutrólogo

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

Da Redação

Fritura contém uma substância química que pode aumentar as chances de câncer de útero e ovário

Certos alimentos, como a batata frita por exemplo, podem dobrar a chance de câncer de útero e ovário.

"Certos alimentos quando são fritos, grelhados ou assados produzem uma substância química chamada acrilamida que quando ingerida em grande quantidade aumenta o risco de câncer", explica o nutrólogo Maximo Asinelli.

Para se ter uma idéia, os alimentos que ganham uma cor mais para o marrom ou que queimam durante o processo de preparação têm mais probabilidade de conter acrimalidas. Porém, é praticamente impossível eliminá-las totalmente da dieta.

Mas qual seria o consumo necessário de acrilamida para ocorrer esse risco de câncer?

Segundo o nutrólogo, não é a quantidade em si, mas sim a periodicidade no consumo dessa substância que pode aumentar o risco de câncer, pois não existem estudos que comprovem a quantidade de consumo para tal ocorrência.

"É aconselhável uma dieta equilibrada sempre, com muitas frutas e legumes, pouca fritura e gordura. Assim, evitam-se doenças e vive-se melhor", recomenda Asinelli.




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.