DESTAQUES

Proteja seu cabelo do sol de verão

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Cortes periódicos são fundamentais

por Sonia Corazza

Hoje vamos falar sobre os cuidados com os cabelos e o verão que se aproxima, pois o clima dos países tropicais realmente deixa marcas nem sempre agradáveis.

O cabelo é composto basicamente por queratina, proteína fundamental para manter os cabelos resistentes, saudáveis e brilhantes. Os fios são diariamente submetidos a muitas agressões, sendo as mais comuns o ressecamento e a perda da cor original, provocados pelo sol, uso constante de secador de cabelos, tratamentos químicos como permanentes, tinturas, relaxamentos, amaciamentos e alisamentos e ainda por tração mecânica pronunciada, como os penteados que puxam os fios enfraquecendo as raízes e aumentando a queda.

Dieta para o cabelo

Para manter a saúde dos cabelos no verão, é preciso começar pela alimentação. Uma dieta equilibrada, contendo proteínas leves, muitos vegetais frescos e água é fundamental para manter a vitalidade do fio de cabelo, que é nutrido a partir do bulbo e fica implantado na parte interna do couro cabeludo, recebendo dos vasos sangüíneos o oxigênio e nutrientes para se manter saudável.

A exposição ao sol faz com que a transpiração se intensifique, dessa forma perdemos líquidos e desidratamos também os fios de cabelo. Durante a exposição solar é muito importante que haja a reidratação constante, ingerindo líquidos, como água de coco, sucos naturais e água.

É importantíssimo saber escolher corretamente shampoos, condicionadores, finalizadores e máscaras para cada tipo de cabelo, conhecendo melhor a atividade dos componentes que fazem parte de cada formulação. Uma boa dica é sempre procurar shampoos e condicionadores contendo queratina associada aos filtros quaternizados (veja na embalagem), pois o fio de cabelo vai reagir prontamente, tornando-se mais resistente, com brilho e saudável.

Receita caseira para máscara de hidratação

A receita caseira de máscara de hidratação tem como base o iogurte natural integral (um copo daquele vendido no supermercado), como base, depois é só acrescentar uma colher de mel e uma gema de ovo bem batida. Aplicar no comprimento dos fios e deixar agir por 30 minutos, envolvendo os cabelos numa toalha. Para finalizar lave com os produtos mais indicados para o seu tipo de cabelo.

Os cortes periódicos também são fundamentais, para remover as pontas ressecadas e manter o estilo do penteado em dia.

Sempre é bom lembrar que o melhor horário para se expor ao sol no período de horário de verão é até às 11 e após às 17 horas.




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Qual candidato à Presidência terá mais condições de melhorar o índice da FIB (Felicidade Interna Bruta) e o do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.