DESTAQUES

Apenas 2,5% de toda a água do planeta é doce

Marilena Lavorato 01/01/2016 SERVIÇO
O aquifero tem a maior reserva de água doce do mundo

por Marilena Lavorato

Em tempos de crise hídrica é recomendável conhecer a disponibilidade de água doce no planeta.

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, 97,5% dessa água ficam nos oceanos (água salgada), e apenas 2,5% é água doce. Veja a seguir a distribuição da água doce no planeta terra:

- 29,7% aquíferos (águas subterrâneas)
- 68,9% calotas polares (água no estado sólido - gelo)
- 0,5% rios e lagos (águas superficiais)
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d'água etc)

No Brasil, a maior parte do abastecimento de água para a população vem das águas superficiais, ou seja, de nossos rios. Somado ao abastecimento humano e animal, industrial e para a agricultura e pecuária, esta mesma fonte (água superficial de nossos rios) também move as turbinas das usinas hidrelétricas que representam 70% da matriz energética do Brasil.

Como podem ver, colocamos nossos ovos em uma única cesta, e a nossa dependência dos rios se tornou muito grande e também arriscada em tempos de escassez hídrica (seca e estiagem). Mas o Brasil tem outras opções de água doce, pois 2/3 do aquífero Guarany (águas subterrânea) se encontra em subsolo brasileiro. O aquifero tem a maior reserva de água doce do mundo.




Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Um post na web traz a seguinte afirmação: muitos homens não procuram a mulher das suas vidas, mas sim a substituição de uma mãe. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.