DESTAQUES

Neurônios espelho

Miriam Rodrigues 09/07/2019 PSICOLOGIA
Neurônios espelho
Fonte: imagem Pixabay
Por que ‘copiamos’ as emoções do outro?

Por Miriam Rodrigues

Primeiro, quero ressaltar que o nosso cérebro foi projetado para interagir com outras pessoas.  Nossa espécie não sobrevive sem interação. Assim, nosso cérebro possui uma série de neurônios para permitir a nossa interação com outras pessoas.

Você já bateu palmas em frente a um bebê e ele imitou o seu gesto?

Copiando o comportamento alheio

Isso se dá por conta dos neurônios espelho. Esses neurônios fazem com que sejamos capazes de copiar o comportamento alheio.  Eles ativam em nós a mesma coisa que estamos vendo no outro: emoções, intenções, comportamentos...

Por exemplo: você está presenciando um episódio de raiva de alguém e fica alterado pedindo que a pessoa se acalme. Ao fazer isso, você já está copiando as emoções e o comportamento da outra pessoa.

Por isso, é necessário ter uma postura mais eficaz e assertiva: foque sua atenção em se acalmar para que os neurônios espelho da pessoa copiem o seu comportamento de calma.

Isso é completamente possível de ser aprendido através de treinamento.

Você percebe a importância de termos comportamentos saudáveis?

Através dos neurônios espelhos das pessoas, elas são capazes de aprender com nós e nós com elas.

Vou prosseguir com este tema falando sobre comunicação não verbal.

 




TAGS :

    neurônios espelho

Miriam Rodrigues

Miriam Rodrigues é psicóloga, especialista em Psicologia Clinica e em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Idealizadora da Educação Emocional Positiva, programa psicoeducacional para se trabalhar as competências socioemocionais e as habilidades para o bem estar, presente em todos os estados brasileiro. Autora e coautora de diversos livros na temática de Psicologia Positiva, Educação Emocional e Terapia Cognitiva. www.educacaoemocionalpositiva.com.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.