DESTAQUES

O que é a síndrome de burnout?

Miriam Rodrigues 29/05/2019 SAÚDE E BEM-ESTAR
O que é a síndrome de burnout?
Fonte: imagem Pixabay
Mesmo na folga, a pessoa não consegue se desligar do trabalho: tratamento inclui psicoterapia e medicação

Por Miriam Rodrigues

Você já ouviu falar da síndrome de burnout?

Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, foi descrita pela primeira vez em 1974. A síndrome causa, principalmente, um estado de estresse e tensão emocional crônicos. Isso tudo é provocado por condições de trabalho desgastantes, que exigem demais fisicamente e emocionalmente.

Seus principais sintomas emocionais são:

- ansiedade;
- pessimismo;
- irritabilidade...

Sintomas físicos:

- dor de cabeça;
- pressão alta;
- distúrbios gastrointestinais;
- insônia...

Acomete, em sua maioria, profissionais cujo trabalho exige envolvimento interpessoal intenso e que têm contato direto com sofrimento humano, tais como profissionais da saúde, bombeiros, policiais e agentes penitenciários.

O indivíduo que sofre da síndrome não se desliga de seu trabalho; ele pode estar em casa, descansando com a família, e pensando nas responsabilidades e problemas que enfrenta no seu ambiente de trabalho.

O tratamento para a síndrome consiste em psicoterapia aliada a medicamentos, um processo que auxiliará a pessoa a lidar com o estresse, e assim, aumentar sua qualidade de vida.




TAGS :

    burnout

Miriam Rodrigues

Miriam Rodrigues é psicóloga, especialista em Psicologia Clinica e em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Idealizadora da Educação Emocional Positiva, programa psicoeducacional para se trabalhar as competências socioemocionais e as habilidades para o bem estar, presente em todos os estados brasileiro. Autora e coautora de diversos livros na temática de Psicologia Positiva, Educação Emocional e Terapia Cognitiva. www.educacaoemocionalpositiva.com.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.