DESTAQUES

O que me impede de ser flexível?

Blenda de Oliveira 12/04/2019 PSICOLOGIA
O que me impede de ser flexível?
Fonte: imagem Pixabay
Revisar, repensar e reorganizar indicam maturidade, inteligência e flexibilidade

Por Blenda de Oliveira

É possível que pessoas mudem de ideia e posição sem que isso signifique incoerência ou inconstância. Se você foi, por muito tempo, a favor ou contra alguma coisa, se sempre acreditou em certas posições, não está impedido de mudar: seja por avaliação, contexto e apreciação da realidade. É importante reconhecer que certos caminhos não possuem mais a mesma aplicabilidade.

Se não nos dermos a chance de fazer revisões, estaremos condenados a ser chatos, estúpidos, inflexíveis, rígidos, cheios de ideias fixas e reféns do medo. Por outro lado, há certas orientações que são difíceis de mudar ou que não necessitam mudanças, porém, há tantas outras que, por inteligência e vontade de fazer diferente, são merecedoras de uma revisão e de um pouco de humildade para se refazerem caminhos e conceitos. Claro, para algumas pessoas suas ideias não podem ser mexidas, tampouco desapegadas, já que ameaçam a própria vaidade, uma pretensa segurança pessoal e a ideia (equivocada) de poder.   

 




TAGS :

    flexível, rigidez, psicologia

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.