DESTAQUES

Você vive ou apenas existe?

Ângelo Medina 14/01/2019 AUTOCONHECIMENTO
Você vive ou apenas existe?
Fonte: imagem Pixabay
"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." Oscar Wilde

Por Ângelo Medina

Quanta sabedoria e profundidade nesta frase acima.

Mas afinal, qual é a diferença em viver e existir?

Viver é:

- Construir cada dia de sua vida com ações que deem sentido à sua existência;

- Dar sentido à existência é: amar; estar na companhia de pessoas queridas; cuidar de si mesmo e exercer (praticar) alguma atividade que lhe dê muita satisfação (te deixe realmente feliz, independente de dinheiro); o ideal seria que essa atividade fosse a própria profissão da pessoa - sua missão de vida! Ou então em algum momento da vida poder se dedicar a essa atividade de forma mais efetiva. Quem sabe ela não pode se tornar sua profissão algum dia? Se você colocar um prazo para que isso aconteça, já é  um sonho tendo suas primeiras sementes de meta plantadas...;  

- Qual é o meu papel individual neste planeta? De que forma posso tornar este mundo melhor? Para os indianos isso chama-se Dharma, para os japoneses, Ikigai.

- Desejos simples dão um enorme sentido à vida; é fazer com que cada dia seja especial!;

- Viva cada dia com vontade, determinação e alegria!;

- A paz no seu entorno começa dentro de você; seu equilíbrio interno (ordem interna!) se reflete na sua vida externa e contagia quem está à sua volta;

- Uma das formas de estar em sintonia com a dobradinha ordem interna/vida externa é realizar suas ações acompanhadas pelos seus sentimentos...   
   
Esta lista pode se prolongar ao seu gosto, com toda ação positiva e construtiva que vier à sua mente, afastando tudo aquilo que não for bom.

Seguir intuitivamente o fluxo da vida, se adaptando e respondendo às mudanças e exigências do tempo, ajuda muito.

Nem me dei ao trabalho em falar sobre bom senso e racionalidade; já que investimos muito de nossa preciosa energia em sempre estar julgando acontecimentos e pessoas, por exemplo, como bons ou ruins.
            
E para terminar... O que é existir?

É levar a vida no piloto-automático, sem voltar para si mesmo e não evoluir através das experiências e vicissitudes que a vida nos apresenta. É estar focado apenas no ego, em querer controlar tudo e a todos.       

E como já disse em outro post: “Eu sou paz. Eu sou amor. Eu sou um ser de luz neste imenso e lindo planeta.”

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), mais perto ainda de nós. O jornalista e editor do portal Vya Estelar, Ângelo Medina, responderá perguntas ou dúvidas relacionadas a este post que você acabou de ler. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    viver, existência, sentido da vida, autoconhecimento

Ângelo Medina

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você ama em conta-gotas?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.