DESTAQUES

Conheça os atributos do Deus hindu Ganesha

Redação Vya Estelar 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Entoar mantras a qualquer hora e em qualquer lugar traz bem-estar

por Angelo Medina

Vya Estelar entrevista a cantora indiana Meeta Ravindra. Ela é dona de uma voz que altera o estado de consciência dos ouvintes e acaba de lançar seu 14º álbum Jai Sri Ganesha, uma homenagem à deidade hindu mais popular da Índia: Ganesha - que tem como principais atributos remover obstáculos e dificuldades.

Os indianos sempre oram a Ganesha para obter sucesso nos seus negócios e empreendimentos. Ela explica por que Ganesha faz tanto sucesso.

Meeta sugere mantras para prosperidade, proteção, iluminação e saúde com suas respectivas traduções. Ela fala sobre seu novo disco, sobre os principais tipos de meditação e diz que meditar exige disciplina.

Vya Estelar - É verdade que Ganesha é a deidade mais popular na Índia? Por que Ganesha faz tanto sucesso?

Meeta Ravindra - Sim, é verdade. Ele é a deidade mais orada e popular na Índia. Não só por ser filho de Shiva e Parvati, mas também por outras qualidades que fazem o Senhor Ganesha ser venerado por milhares de pessoas.

Vamos a elas:

- O outro nome do Sr. Ganesha é "Ganapati". Gana tem dois significados, o primeiro quer dizer: o povo, ou seja, o ser humano. O segundo quer dizer as partes do corpo humano, que tem a sutileza da percepção e da ação. Esse individual (vyakti) pertence à criação (srishti) e o elefante faz parte da natureza. A cabeça do elefante é pura inteligência. Por isso, o corpo humano com a cabeça de elefante é uma combinação perfeita. Como ele tem a memória muito boa, então ele comanda o corpo humano.

- Nas escrituras o (Ga) significa (Buddhi) o intelecto; (Na) significa (Vigyana) o juízo e Pati quer dizer o (Senhor). Então, Ganapati é o Senhor do intelecto e do juízo que rege o povo. Ganesha tem do pai Shiva (um dos aspectos masculinos de Deus) e da mãe Parvati (um dos aspectos femininos de Deus) a benção para ser o primeiro Deus a ser orado entre os outros Deuses, por sua inteligência. Ele dá o juízo para pensar e dá habilidade para se tirar os obstáculos do caminho. Por isso, antes de começar qualquer empreendimento e projeto, Ele é orado por todos e faz tanto sucesso.

Vya Estelar - Por que gravar um CD todo dedicado a Ganesha?

Meeta Ravindra - Por falar a verdade Ele ia ser o meu primeiro CD, mas quis escolher as músicas com calma e como os outros CDs já estavam prontos para serem lançados, deixei para lançá-lo em outro momento. Sinto que era para ser assim.

O tempo todo o CD do Senhor Ganesha permaneceu em meu subconsciente e o fato de pensar nele sempre, fez com que os outros CDs fossem produzidos sem interrupção. Isso fez também com que o CD saísse com mais força ainda e, cada vez que eu o escuto, me dá mais sabedoria, sinceridade, perfeição e serenidade para fazer e apresentar o meu trabalho. Todos os meus CDs possuem uma proposta de trabalho. O encarte dos CDs, além das letras das músicas, tem também, objetivo de divulgar a cultura do meu país.
Ganesha é a deidade hindu mais popular na Índia, Ele remove obstáculos e engole as dificuldades

Vya Estelar - Quais seriam os mantras adequados para os seguintes propósitos:

Prosperidade e abundância ilimitada

Ganesha: Om Gam Ganapataye namah

Tradução: Venero o Ganesha o senhor de toda humanidade

*Lakshmi : Om Shrím, Hrim, Klim Siddhalaxamye namah

Tradução: Venero a *deusa de todas as riquezas

Purificação interior e evolução espiritual

Gayatri: Om Gayatreiya namah

Tradução: Venero a Deusa Gayatri - Mãe Divina - que ilumine nosso caminho

Proteção espiritual e na vida aqui no planeta

Saraswati: Om Saraswateiya namah

Tradução: Venero a Saraswati a Deusa da sabedoria

Para a boa saúde

Shiv: Om Maha mrityunjayaya namah

Tradução: Venero o Deus Shiv (Shiva = destruidor das ilusões e do mal) que me dê a passagem serena

Vya Estelar - Como a senhora enxerga a meditação na ação; a pessoa entoar mantras enquanto anda, toma banho, na fila do banco etc.

Meeta Ravindra - Existem três tipos de meditação:

1º Meditação no silêncio: você fecha os olhos e medita sem som e sem nenhum auxílio.

2º Meditação com uma música: mais suave com os olhos fechados.

3º Meditação com os olhos fechados: entoando os mantras, murmurando ou cantando mentalmente, para não perturbar as demais pessoas.

Esse tipo de meditação com entoação de mantras feita quando se está tomando banho, antes do café da manhã, de sair de casa, de ir para o trabalho, antes de fazer ou tomar alguma decisão, antes de jantar, antes de dormir, faz parte de uma meditação diferente, importante, pois existem mantras para todos tipos de ações. Você percebe que entoando mantras o trânsito flui, a fila do banco anda e assim, você não fica nervoso, fica bem com você e vê ao seu redor tudo fluindo maravilhosamente muito bem e fica isento de estresse.

Vya Estelar - Teria como ensinar uma técnica simples de meditação entoando mantras?

Meeta Ravindra - Técnica simples de meditação não existe. Ela exige técnica e disciplina e, onde tem disciplina, existem regras. Não respeitando as regras, você não alcança o objetivo. Sua vida continuamente tem de estar na meditação do silêncio ou da ação.

Vya Estelar - É importante realmente fazer o *japa mala inteiro ou a pessoa pode entoar um mantra quantas vezes tiver vontade?

Meeta Ravindra - A pessoa é livre para fazer o japa quantas vezes quiser. Mas, quando o motivo é atingir um objetivo, aí entra a disciplina. Neste caso, as regras têm de ser mantidas e respeitadas.

Vya Estelar - A terceira faixa do disco com os 108 nomes de Ganesha formam um japa mala. O objetivo dessa faixa seria para meditação?

Meeta Ravindra - O objetivo dessa faixa é invocar as energias variadas e semelhantes nas diferentes formas e, com os olhos abertos, ler e pronunciar corretamente os diferentes nomes do Senhor Ganesha, porque as preces são ouvidas pelas vibrações que são produzidas pela pronúncia correta.

Essa persistência é um método de você concentrar para pronunciar corretamente os nomes do Ganesha.

Todos os tipos de graças são alcançadas se você tiver um tempo para pelo menos escutar, sentar e meditar nas primeiras faixas do CD. O meu objetivo é deixar o ouvinte menos preocupado possível, para meditar e ficar mais unido com as qualidades do Senhor Ganesha.

Vya Estelar - A senhora já gravou um CD para Shiva e agora esse para Ganesha. A senhora tem planos de gravar um álbum para (Parvati, Durga, Kali, Lakshimi, Saravasti - todos esses nomes se referem à Mãe Divina - para completar, digamos... a trilogia?

Meeta Ravindra - Sim tenho planos de fazer outras séries, mas ainda não sei qual seria. Sempre estou à procura de material que represente a veracidade da minha cultura para fazer os meus CDs.

Vya Estelar - Caso a senhora queira enviar alguma mensagem aos nossos leitores fique à vontade

Meeta Ravindra - Fico feliz pelo público brasileiro apreciar o meu trabalho e também por ele ser um trabalho que traz benefícios às pessoas. É com carinho e devoção que componho e elaboro cada CD.

Espero que vocês apreciem o "Jai Shree Ganesha", este meu novo CD e que ele possa trazer paz, bem-aventurança e desobstrua todos os obstáculos para que os propósitos de todos sejam alcançados.

*Japa mala: *Trata -se do "Terço" dos hindus com 108 contas




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.