DESTAQUES

Qual é o propósito da vida?

Elisabeth Cavalcante 12/12/2018 AUTOCONHECIMENTO
Qual é o propósito da vida?
Fonte: imagem Pixabay
As mudanças inesperadas de rota, as situações não programadas, constituem o chamado da existência para que atentemos ao seu verdadeiro propósito

Por Elisabeth Cavalcante

Desde cedo somos condicionados a estabelecer metas a serem alcançadas. Dizem-nos que esta atitude é o que nos mantêm motivados a lutar  e a superar obstáculos. Isso é verdadeiro até certo ponto. Embora seja importante ter objetivos que garantam nossa sobrevivência, o fato é que corremos o risco de ficar tão obcecados pelo objetivo em si, que nos esquecemos de desfrutar da jornada.

A principal conseqüência dessa atitude é viver o tempo todo com a atenção no futuro, no que desejamos conquistar, e perder a dádiva do momento presente.

Se conseguirmos manter o foco no agora, perceberemos que muitas oportunidades de vivenciar paz e alegria podem ser perdidas, porque insistimos em focar toda a nossa energia no que ainda virá.

As mudanças inesperadas de rota, as situações não programadas, constituem o chamado da existência para que atentemos ao seu verdadeiro propósito, que consiste em apenas e tão somente, viver o presente.

Isso significa mergulhar profundamente em cada experiência, com toda a intensidade de que formos capazes. Este é o único caminho para que, independente da natureza da circunstância, ela seja uma oportunidade de amadurecimento, evolução e crescimento espiritual.

“ A vida é um mistério. Não existe qualquer porquê, qualquer propósito, qualquer razão. Ela está simplesmente aqui. Aproveite-a ou abandone-a, mas ela está simplesmente aqui. E estando ela aqui, por que não aproveitá-la?

....Por que não se aprofundar mais e mais nessa coisa chamada "vida"? Talvez no centro mais profundo você irá saber a resposta. Mas a resposta vem de uma tal maneira que ela não pode ser expressada....” - OSHO.




TAGS :

    propósito de vida, darma, ikigai, vya estelar

Elisabeth Cavalcante

Jornalista de formação, atuou na área durante vinte e cinco anos. Neste período, aprofundou também os estudos de psicologia, astrologia e tarô, e o processo de autoconhecimento através do budismo e dos ensinamentos do mestre indiano Osho. Atua profissionalmente como terapeuta holística há 17 anos.



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.