DESTAQUES

Fake news da saúde: desinformações perigosas

Regina Wielenska 23/08/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Fake news da saúde: desinformações perigosas
Fonte: imagem Pixabay
Saiba como escapar dessa armadilha em quatro dicas

Por Regina Wielesnka

A toda hora há desmentidos e discussões sobre temas políticos que rondam matérias jornalísticas ou as redes sociais. Hoje, no entanto, quero lhes alertar sobre as arapucas da saúde, são notícias falsas, material publicitário com afirmações inverídicas, e cada vez vejo novidades no ramo.

Uma amiga me mostrou um texto que enaltecia a graviola como a cura para o câncer e me perguntou se isso era verdade. Adoraria lhe dizer que sim. Mas não há qualquer evidência científica sólida nesse sentido. Mas quem redige as matérias com informações falsas usa sem autorização o logotipo de programas de TV, adota linguagem categórica, termos bombásticos e promete o que qualquer enfermo quer ouvir, prometem cura ou clara melhora. Quais publicações científicas, encontradas em periódicos com revisão pelos pares, embasam o que afirmam essas propagandas, esses “informercials”?

Dicas de como escapar dessa armadilha

1ª) Uma primeira fonte para investigar se uma afirmação procede ou é falsa seriam sites como E-farsas, Quatro Cantos, boatos.org, snopes.com e Hoax-Slayer. Neles você digita, a título de exemplo, “graviola, câncer”, e veja se há algo relevante na busca.

2ª) Um segundo nível de busca seriam as  páginas de buscadores como o  Google ou Google Acadêmico. Experimente digitar as palavras-chave, veja se colhe algo que corresponda à tua dúvida.

) Um terceiro jeito de pesquisar a veracidade é recorrer a profissionais e instituições de saúde, busque contato, seja sucinto e pergunte se há evidências para tais afirmações sobre as propriedades terapêuticas disso ou daquilo.

4ª) Desconfie de mensagens com linguagem extremista e alarmista, daquelas que te pedem que a reencaminhem para todos seus contatos. Sabem quando te prometem resultados que nem nos teus melhores sonhos seria possível adquirir? Há também afirmações que atribuem a um mágico poder mental todos os resultados positivos ou negativos em sua vida... Deve ser tudo mentira, uma total desfaçatez. ”Emagreça com saúde, perdendo cinco quilos por semana e sem sacrifício”, “Tem câncer quem não sabe perdoar”, “Neste livro ensinamos você a usar plenamente o poder mental para conquistar a boa forma dos sonhos”, quem não viu isso publicado em algum lugar?

Disseminar inverdades pode ser combatido, isso exige da gente mais discernimento, um trabalho investigativo, precisamos cultivar nossa saudável desconfiança frente a materiais rasos de informação e apelativos. Um viva para a ciência e para a divulgação responsável das descobertas na área da saúde.




TAGS :

    fake, news, saúde

Regina Wielenska

É psicoterapeuta na abordagem analítico-comportamental na cidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela PUC-SP em 1981, é Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela IP-USP. Atua como terapeuta e supervisora clínica, é também professora-convidada em cursos de Especialização e Aprimoramento. Publicou dezenas de artigos científicos, e de divulgação científica, além de ser coautora de livros infanto-juvenis.



ENQUETE

Desde que começou o ano, os noticiários só exibem uma sucessão de tragédias à exaustão. Isso te deprime?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.