DESTAQUES

Tenho essa mania horrível de arrancar cabelo há muitos anos. O que faço?

Eduardo Ferreira Santos 28/05/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Tenho essa mania horrível de arrancar cabelo há muitos anos. O que faço?
Fonte: Google Imagens
Insisto que você deva procurar um psiquiatra psicoterapeuta

Por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de uma leitora:   

"Desde que eu tinha 13 anos de idade. Hoje já tenho 34 e só piora. Tô quase ficando careca, tenho muita vergonha, ansiedade e estou desempregada, preciso de ajuda urgente. O que devo fazer?"

Resposta: A compulsão para arrancar os cabelos caracteriza um tipo de Transtorno Obsessivo-Compulsivo, geralmente acompanhada de muita ansiedade e depressão, necessitando de tratamento psicoterapêutico e, principalmente, farmacológico.

A origem desse distúrbio, como todos os outros Transtornos de Comportamento, é complexa, múltipla e biopsicossocial.

Sob o ponto de vista psicológico está ligado a um sentimento intenso e inconsciente de CULPA e depressão.

A ansiedade que precede o ato, o alívio imediato e a tristeza depois, estão interligadas por tênues, porém profundas distorções na formação da personalidade de alguém que, de alguma forma, precisa se punir por algo que nem sabe o quê.

Insisto que você deva procurar um psiquiatra psicoterapeuta (de qualquer linha) para que ele a diagnostique com precisão e indique o tratamento correto.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    mania, arrancar, cabelo, depressão, ansiedade, tricotilomania

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.