DESTAQUES

Entenda como funciona o lado negro do seu comportamento

Roberto Santos 18/05/2018 COMPORTAMENTO
Entenda como funciona o lado negro do seu comportamento
Fonte: imagem Pixabay
Lado sombra ocorre de maneira inconsciente

Por Robert Hogan, fundador e chairman da Hogan Assessments   

O lado brilhante da personalidade descreve o comportamento das pessoas quando prestam atenção às regras normais de exposição social, quando controlam seu próprio comportamento quando os outros estão observando e, dessa maneira, tentam criar uma boa impressão.

O lado escuro, por outro lado, descreve o comportamento das pessoas quando não estão prestando atenção e/ou não se importam em criar uma boa impressão; isso acontece quando estão emocionalmente abaladas, estressadas ou doentes, sob influência de substâncias químicas ou quando apenas estão sendo elas próprias.

O lado sombrio costuma aparecer quando as pessoas acreditam que estão lidando com indivíduos que possuem menos status que elas – como subordinados. O lado luz representa a performance máxima enquanto que o lado sombra representa uma performance típica. As pessoas transitam inconscientemente entre esses dois lados da personalidade. Na essência, o lado luz representa o fingimento, enquanto que o lado sombra representa a pessoa real.

Há duas considerações que podemos fazer sobre o lado escuro. Primeiro, não é um desejo psicológico que está escondido e que surge diante de circunstâncias potenciais (como a lua cheia). Pelo contrário, o lado escuro refere-se ao comportamento das pessoas quando não estão prestando atenção. Segundo, a maioria das pessoas desconhece seu próprio comportamento quando elas são elas mesmas. Nesse sentido, portanto, o lado sombra ocorre de maneira inconsciente. No entanto, os segredos do lado escuro estão prontos para serem avaliados pois são traços comportamentais que refletem a reputação de uma pessoa – e sendo assim, outras pessoas podem falar com você sobre o seu lado sombra. O que você faz com a informação depende de você.

Três características da reputação

A combinação dos comportamentos do lado luz e do lado sombra formam a reputação de um indivíduo. Vale a pena notar três características sobre a reputação:

(1) reputações surgem cedo e duram um bom período de tempo;

(2) o melhor indicador de um comportamento futuro é o comportamento passado;

(3) a reputação forma a base de tudo o que acontece na vida de um indivíduo – somos contratados, demitidos e promovidos com base em nossas reputações. Jogadores espertos do jogo da vida cuidam muito bem de suas reputações, enquanto que pessoas que não são tão espertas se descuidam no cuidado e preservação de sua imagem.

Existem boas e más notícias sobre o lado sombra. Podemos pensar nesse lado com base nos 11 padrões de comportamentos derivados do estudo de John Bentz sobre o descarrilamento de carreira - todos esses temas já abordados nesta coluna. Curiosamente, cada um desses padrões contém elementos que contribuem para o surgimento de líderes – a capacidade para crescer na organização. Por exemplo, pessoas caracterizadas como temperamentais agem com paixão e entusiasmo; pessoas reservadas são implacáveis sob pressão; obsequiosos são excelentes cidadãos organizacionais.

Consequentemente, apesar dos comportamentos do lado sombra serem responsáveis por mandar gestores embora da empresa, eles também contribuem para o surgimento desses profissionais. Se você exagerar nos comportamentos do lado sombra provavelmente será mandado embora; por outro lado, em caso de apresentar muito pouco desse lado, sua presença será ignorada. O problema com os comportamentos do lado sombra para líderes, por fim, é que eles destroem a confiança de seus subordinados. Traços do lado sombra ajudam gerentes a crescer na empresa, mas podem acabar com a sua credibilidade.

Fonte: www.revistadorh.com.br




TAGS :

    comportamento, negativo, psicologia, carreira

Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.