DESTAQUES

Usar shampoos e condicionadores fora do prazo de validade; saiba as consequências

Redação Vya Estelar 16/03/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Usar shampoos e condicionadores fora do prazo de validade; saiba as consequências
Fonte: Google Imagens
Uma delas é a queda de cabelo e produtos comprados no exterior demandam mais atenção

Da Redação

Assim como os alimentos, produtos cosméticos também têm prazo de validade e, se consumidos fora desse período, podem fazer mal.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Mas no caso de shampoos, condicionadores, tônicos capilares e tinturas, a lista de problemas pode ser extensa: “Os ingredientes, que fazem parte da formulação, não terão mais eficácia, com um risco cada vez mais alto de causar alergias, ressecamento, queda capilar e até dermatites tanto no couro cabeludo como na testa, por conta do uso do shampoo”, afirma a  dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

De acordo com a médica, a primeira consequência séria de um cosmético fora do prazo de validade, é ele perder suas propriedades, deixando de realizar as suas funções. Algumas alterações na cor, odor e textura do cosmético denunciam isso, que também tem a ver com o prazo após aberto. O contato com o ambiente também modifica o produto, podendo degradar algumas matérias-primas ou oxidá-las. Fique sempre atento a essas mudanças e em qualquer sinal de alteração, interrompa o uso do produto.

Produtos comprados no exterior demandam mais atenção por não apresentarem data de validade na embalagem e, sim, o Prazo Após Aberto (PAO).

A dermatologista enfatiza que, dependendo das matérias-primas contidas no produto, ele fica sujeito a desenvolver micro-organismos patogênicos, com o risco de causar reações adversas e serem prejudiciais à saúde. “Produtos capilares podem provocar irritação e ressecamento, contribuindo para a queda capilar, com a obstrução dos folículos”, conta a médica. As células da pele, ao entrar em contato com o produto vencido, podem sofrer inflamação, com chance de os vasos ficarem dilatados e no couro cabeludo há o risco de aparecer vesículas, com sensação de calor, coceira e dor. Se a pele tiver com alguma lesão pode até causar uma infecção mais grave.

No caso de produtos descolorantes, que já causam dano químico à estrutura do fio, o problema pode ser pior. Toda vez que a paciente pinta o cabelo, há uma perda proteica causada pela oxidação de aminoácidos no fio. Essa diminuição leva a uma redução da força capilar. Quando se usa um produto descolorante vencido, há um risco muito alto de o cabelo ficar enfraquecido e cair.

Dicas para armazenar seu produto cosmético

Para conservar bem um produto, evitando que ele perca sua eficácia, guarde em locais que não tenham variação muito grande de temperatura e umidade. Além disso, deixar fracos e tampas abertas ou fechadas de maneira parcial são dois fatores que contribuem para a redução da ação e a proliferação de bactérias e fungos mesmo em produtos dentro da validade.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico dermatologista e não se caracteriza como sendo um atendimento.




TAGS :

    shampoos, condicionadores, tinturas, fora, prazo, validade

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.