DESTAQUES

Turismo sustentável; saiba como usufruir

Marilena Lavorato 12/03/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Turismo sustentável; saiba como usufruir
Fonte: imagem Pixabay
Ao planejar suas férias, considere a possibilidade do turismo sustentável

Por Marilena Lavorato

As belezas naturais sempre atraíram as pessoas e fomentaram a atividade do turismo. Por outro lado, sabemos que se não for tomado cuidados de proteção, essas belezas naturais responsáveis pela atração dessas pessoas e da atividade de turismo, poderá ser destruída e com ela um roteiro a menos a ser explorado.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



 

O turismo sustentável se preocupa com estas questões e recomenda critérios de infraestrutura para sua prática, como por exemplo, construções sustentáveis e regras de utilização dos recursos naturais, respeito a cultura local, além de compatibilizar os anseios dos turistas com a capacidade de recebimento do local, garantindo a proteção ambiental e o desenvolvimento local.

As modalidades de turismo que mais exploram as belezas naturais e o contato com a natureza são:

- ecoturismo;
- turismo de natureza;
- turismo de aventura junto à natureza;
- turismo rural.  

São modalidades que cresceram nas ultimas décadas no Brasil.

Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), o turismo sustentável deve ser aquele que preserva o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade. Ainda segundo a OMT, o desenvolvimento turístico deve pautar por "economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar, na medida do possível, a produção de dejetos; deve ser privilegiado e encorajado pelas autoridades públicas nacionais, regionais e locais". (Artigo 3 Código de Ética - OMT).

O turismo sustentável aposta na proteção do meio ambiente e gera empregos.

Quando for planejar suas férias, considere a possibilidade de incluir em seu roteiro opções do turismo sustentável. Você estará se divertindo ao mesmo tempo em que ajudará a proteger as riquezas naturais. Será uma escolha sustentável.




TAGS :

    turismo, sustentável, aventura, rural, natureza

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Qual é o verdadeiro mês das noivas?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.