Por Marilena Lavorato
As belezas naturais sempre atraíram as pessoas e fomentaram a atividade do turismo. Por outro lado, sabemos que se não for tomado cuidados de proteção, essas belezas naturais responsáveis pela atração dessas pessoas e da atividade de turismo, poderá ser destruída e com ela um roteiro a menos a ser explorado.
O turismo sustentável se preocupa com estas questões e recomenda critérios de infraestrutura para sua prática, como por exemplo, construções sustentáveis e regras de utilização dos recursos naturais, respeito a cultura local, além de compatibilizar os anseios dos turistas com a capacidade de recebimento do local, garantindo a proteção ambiental e o desenvolvimento local.
As modalidades de turismo que mais exploram as belezas naturais e o contato com a natureza são:
- ecoturismo;
- turismo de natureza;
- turismo de aventura junto à natureza;
- turismo rural.
São modalidades que cresceram nas ultimas décadas no Brasil.
Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), o turismo sustentável deve ser aquele que preserva o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade. Ainda segundo a OMT, o desenvolvimento turístico deve pautar por "economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar, na medida do possível, a produção de dejetos; deve ser privilegiado e encorajado pelas autoridades públicas nacionais, regionais e locais". (Artigo 3 Código de Ética - OMT).
O turismo sustentável aposta na proteção do meio ambiente e gera empregos.
Quando for planejar suas férias, considere a possibilidade de incluir em seu roteiro opções do turismo sustentável. Você estará se divertindo ao mesmo tempo em que ajudará a proteger as riquezas naturais. Será uma escolha sustentável.
Assine nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nosso conteúdo.