DESTAQUES

Síndrome do pânico tem cura?

Joel Rennó Jr. 08/03/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Síndrome do pânico tem cura?
Fonte: imagem www.psiquiatriadamulher.com.br
A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico acomete mais mulheres do que homens e, mesmo quando tratada, pode reaparecer

Por Joel Rennó Jr.

Pesquisadora norte-americana Yonkers, da Universidade de Yale (EUA), revelou: mulheres são mais afetadas pelo Pânico

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Ao longo de oito anos, após a completa interrupção dos sintomas, as mulheres têm uma chance de recaída de 64%, enquanto os homens de 21%.

A boa notícia é que a diminuição ou interrupção dos sintomas, nesse mesmo período, é de 76% para as mulheres e de 69% para os homens.

Ou seja, há uma significativa melhora da qualidade de vida de quem se trata!

A cura da Síndrome do Pânico depende…

A cura depende de uma série de fatores biológicos e psicossociais individuais, que serão trabalhados adequadamente pelo psiquiatra.

Geralmente, o tempo mínimo para a recuperação plena é em torno de 6 a 12 semanas, mas não há regras, depende da:

- Resposta individual à psicoterapia;
- Medicação específica;
- Gravidade sintomatológica;
- Evolução da doença, que é variável.

Devemos diferenciar o Transtorno do Pânico de doenças físicas como as cardiológicas, pulmonares, endocrinológicas ou neurológicas.

Há associação com prolapso valvar mitral (problema de válvula do coração), hipertireoidismo (excesso de funcionamento da glândula tireoide), hipoglicemia (açúcar baixo no sangue) e síndromes vertiginosas (referentes a tonturas).

Fica evidente que os pacientes com esta doença psiquiátrica precisam, em primeiro lugar, procurar ajuda de um bom especialista, seguir o tratamento e não abandoná-lo por conta própria.

Invista nisso!




TAGS :

    cura, síndrome, pânico, tratamento

Joel Rennó Jr.

Dr. Joel Rennó Jr. MD, Ph.D. Professor do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher - Instituto de Psiquiatria da USP. Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein- São Paulo. Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa de Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). www.psiquiatriadamulher.com.br



ENQUETE

Qual é o verdadeiro mês das noivas?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.