DESTAQUES

Beber em excesso pode afetar a aparência?

Redação Vya Estelar 07/02/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Beber em excesso pode afetar a aparência?
Fonte: imagem Pixabay
A dependência de álcool (alcoolismo) é uma doença crônica

Da Redação

Após acompanhar 11.600 adultos por 11 anos e meio, estudo dinamarquês, publicado no Journal of Epidemiology & Community Health, indica que sim.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



“Embora não haja uma conclusão definitiva sobre os efeitos do consumo pesado nos sinais de envelhecimento, o estudo aponta que o uso excessivo de álcool (mais de 21 doses* por semana) esteve associado a maior risco de apresentar dois sinais de envelhecimento – arco senil (anel opaco esbranquiçado ao redor da íris) e lóbulo crease (vinco da orelha)”, explica a coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), Dra Erica Siu.


* Uma dose (10-12 g de álcool puro) segundo a Organização Mundial de Saúde equivale a 330 ml de cerveja/chopp, 100 ml de vinho ou 30 ml de destilado.

Serviço

Sobre o CISA

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental criada em 2004 e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) desde 2005, consolidou-se como a maior fonte de informações no país sobre o binômio álcool e saúde. Fundado pelo psiquiatra e especialista em dependência química Dr. Arthur Guerra de Andrade, o CISA está comprometido com o avanço do conhecimento nessa área e encoraja a adoção de medidas para prevenir o uso nocivo de álcool e suas consequências, por meio de parcerias e elaboração de materiais educativos e de prevenção, com transparência e rigor ético na obtenção e divulgação de conhecimento atuali zado e imparcial. Seu website (www.cisa.org.br) destaca-se por seu banco de dados de alta qualidade, reunindo publicações científicas reconhecidas no cenário nacional e internacional, dados oficiais (governamentais) e informações de qualidade publicadas em jornais e revistas sobre o álcool e suas relações com o corpo, a mente e a sociedade.

 

 




TAGS :

    beber, excesso, afeta, aparência

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.