DESTAQUES

Quero ter uma barriga tanquinho. O que devo fazer?

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Inclua pelo menos três a quatro tipos de exercícios abdominais

por Simone Sarti

Resposta: Barriga “tanquinho” todo mundo quer ter. É bonito, está na moda, mas o principal é que é saudável.

É claro que não é obrigatório que sua barriga esteja ultradefinida, mas evitar a gordura abdominal, sim, deveria ser obrigatório, pois a gordura localizada nessa região tem relação com maior risco de doenças do coração! Uma forma simples de saber se sua barriguinha está passando dos limites é medir a circunferência abdominal (meça na altura do umbigo com a fita paralela ao chão).

É considerado risco aumentado uma circunferência maior ou igual a 94 cm para homens e maior ou igual a 80 cm para mulheres e de risco significativo maior ou igual a 102 cm e maior ou igual a 88 cm para homens e mulheres respectivamente.

Mas enfim, para quem quer chegar lá, não bastam apenas os exercícios abdominais. Eles são parte importante do programa e devem ser feitos de formas variadas. Peça acompanhamento de um profissional, pois a execução da técnica incorreta será prejudicial.

Inclua pelo menos três a quatro tipos de exercícios abdominais, começando com os mais simples e vá aumentando o nível de dificuldade conforme for se adaptando, até conseguir realizá-los com carga. Sim, pesinhos nos ombros, no peito, atrás da nuca, ou utilizando máquinas, vão intensificar esse trabalho de fortalecimento e hipertrofia da musculatura abdominal, porém apesar de desenvolvido, o músculo não “aparecerá”se houver camada de gordura sob a pele, portanto segundo passo: emagrecer ou “secar” para aqueles que não estão acima do peso. Aqui entra a dieta” zero de açúcar, mínimo de gordura, nada de fritura”! Ufa! Uma nutricionista deve montar esse cardápio, para não faltar nutrientes.

O treino aeróbio faz parte do programa. Devem ser feitos de três a cinco vezes na semana (tempo, intensidade e frequência cardíaca devem ser compatíveis com a condição de cada um e com o objetivo, que é nesse caso a perda de gordura).

Além de dieta, treino aeróbio, exercícios abdominais, outras duas coisas são importantes e devem acompanhar o programa:

- O treino dos demais grupos musculares, para que haja equilíbrio de forças e boa sustentação do corpo;

- E a boa postura que deve ser mantida ao longo de todo o dia, através do fortalecimento dos músculos posturais e pela consciência corporal, mantendo o tronco ereto e o abdome contraído. Uma atitude curvada não combina com um “abdome tanquinho"




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

As redes sociais te deixam mal? Já pensou em abandoná-las?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.