DESTAQUES

Atividades complexas: aprender a pensar, explorar e descobrir

Marta Relvas 23/08/2017 COMPORTAMENTO
Atividades complexas: aprender a pensar, explorar e descobrir
Fonte: imagem Pixabay
O desenvolvimento humano é um processo complexo que ocorre por todo o ciclo vital

por Marta Relvas

Para Serapião (2004), a infância se caracteriza por adquirir as funções para o desenvolvimento humano, pois é nessa fase da vida que a base motora se desenvolve para realizar os movimentos mais complexos no futuro. A criança desde cedo descobre experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organiza o esquema corporal. O movimento do ser humano é constituído em função de um objetivo.

A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em um comportamento significativo. É muito importante que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento biopsicossocial e motor. Assim, o desenvolvimento motor do ser humano resulta da influência recíproca e contínua entre potenciais biológicos, geneticamente definidos e condições ambientais e pode ser denominado de mudanças nas habilidades e nos padrões de movimento que ocorrem ao longo da vida.

O desempenho da aprendizagem do ser humano está baseado em uma variedade de informações derivadas de estímulos internos e externos, que favorecem a formação. As transformações que acontecem no comportamento motor ao longo do processo de aprendizagem estão relacionadas fortemente às informações recebidas no meio em que o indivíduo vive como métodos de educação e a prática de atividades. Sendo assim, a oportunidade de experiências motoras, a convivência social e a interação do indivíduo com o ambiente, tornam-se importantes na construção do conhecimento formando a base das estruturas responsáveis pela aprendizagem das habilidades de maior complexidade.

A escola é o caminho certo quando se refere ao processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o compromisso que ela exerce diante da sociedade, por isso tem que apresentar um plano que proporcione aos alunos um desenvolvimento em todas as áreas, seja cognitiva e principalmente afetiva, pois o aluno que é afetivamente mais equilibrado apresenta mais facilidade na sala de aula em todos os sentidos, isso na forma de se comunicar e de aprender conteúdos.

Considerar as abordagens espontâneas dos indivíduos é valorizar e estimular a própria capacidade de construir o conhecimento. A educação deve estar voltada para a necessidade que o ser humano tem de construir seu conhecimento e, consequentemente as estruturas mentais das *sinapses. Assim sendo, é preciso envolvê-lo para que se sinta encorajado a refletir sobre suas ações e sem medo de aprender a pensar, explorar e descobrir.

•  *A comunicação entre  dois neurônios é denominada de sinapse.

Consultas Bibliográficas

BEAR, Mark F..CONNORS, Barry W. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. 3 ed.  Porto Alegre: Artmed, 2008.

GAZZANIGA, M. S. Cognitive Neuroscience: the biology of the mind. New York, NY: W. W. Norton. 2002.
SERAPIÃO; J. A. Educação inclusiva, jogos para o ensino de conceitos.  Editora Papirus Ltda, 2004.




TAGS :

    atividades, complexas, aprender, pensar, explorar, descobrir

Marta Relvas

É Bióloga, Dra e Ms em Psicanálise, Neuroanatomista, Neurofisiologista, Psicopedagoga e Especialista em Bioética. Tem certificação internacional em Educação na Abordagem Reggio Emília na Itália e Title in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal. É Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, e da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Autora de livros e DVDs sobre Neurociência e Educação pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal. Professora Universitária da AVM Educacional / UCAM, UNESA - RJ e Professora Pesquisadora convidada no curso de Pós-graduação de Neurociência do IPUB/ UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós-graduação de Neurociência Pedagógica na UCAM / AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.