DESTAQUES

Transtorno de estresse agudo tem cura?

Eduardo Ferreira Santos 21/08/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Transtorno de estresse agudo tem cura?
Fonte: imagem Pixabay
Nesse transtorno há o desenvolvimento de sintomas depressivos e ansiosos

por Eduardo Ferreira Santos  

Depoimento de uma leitora:

“Meu esposo foi diagnosticado com transtorno de estresse agudo e tem crises frequentes. Isso tem cura? Nós sofremos muito com esse problema. Ele já fez terapia psicológica e agora psiquiátrica com medicamento, mas logo que iniciou o tratamento, entrou em crise novamente. Ajude-nos por favor, ele se torna outra pessoa. Esse problema tira nossa paz e alegria.”

Resposta: No diagnóstico de TRANSTORNO DE ESTRESSE AGUDO ocorre o desenvolvimento de sintomas depressivos e ansiosos que duram de três dias a um mês após a exposição a um ou mais eventos traumáticos, vivenciados diretamente pelo paciente, que pode exibir comportamento caótico ou impulsivo como, por exemplo, dirigir perigosamente, ter explosões de raiva, tomar decisões irracionais e aí por diante.

O importante é ressaltar que é um quadro passageiro e ocorre logo após um trauma vivenciado pelo paciente.

Já o que você descreve, parece ser um TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADO, que tem as mesmas características do Transtorno do Estresse Agudo e mesmo do Transtorno do Estresse Pós-Traumático, mas não há um "gatilho", um trauma, que o preceda.

Por até mesmo ser originado da vivência estressante do dia a dia, no trabalho, em casa, em qualquer outra atividade, mas neste caso é crônico e seu tratamento requer mesmo psicoterapia e utilização de medicação adequada.

Não é um quadro de fácil solução e, muitas vezes, requer a participação da família no processo terapêutico, pois a mesma acaba por entrar também em quadro ansioso que nada ajuda, pelo contrário, prejudica mais o desenvolvimento do transtorno.

Acredito que ele esteja fazendo o tratamento adequado e é preciso ter paciência até que a medicação e a psicoterapia deem conta de reduzir ou curar o TRANSTORNO.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    transtorno, estresse, agudo, tag, ansiedade, generalizada, depressão

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.