DESTAQUES

Energia cinética e limpa são essenciais ao desenvolvimento sustentável

Marilena Lavorato 08/08/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Energia cinética e limpa são essenciais ao desenvolvimento sustentável
Fonte: imagem Pixabay
Energia cinética é a forma de energia que os corpos em movimento possuem

por Marilena Lavorato

A energia é fundamental para o desenvolvimento econômico. E atualmente, a *energia limpa é altamente desejável para um desenvolvimento sustentável. A energia cinética é uma das fontes energéticas bastante interessante nos dias atuais, pelo fato de ser produzida a partir de movimentos humanos. E movimentos humanos em um mundo com 7 bilhões de pessoas, e o que não falta.  

Alguns exemplos já em uso:
 
O energy harvesting (colheira de energia)  é um processo onde se obtém energia a partir do esforço das pedaladas dos usuários de bicicletas em academias. A energia das pedaladas podem abastecer ventiladores, lâmpadas etc.

O piso piezoelétrico é outra opção para se obter energia a partir dos passos das pessoas. Ele consiste em pequenas placas cerâmicas dotadas de cristais piezoelétricos que liberam elétrons quando submetidas à pressão mecânica (no caso, os passos dados na superfície do piso). Ele pode ser colocado em garagens, estradas, aeroportos, estações de metrô e outros locais de grande fluxo de pessoas ou veículos.

A energia cinética é a forma de energia que os corpos em movimento possuem. Ela é proporcional à massa e à velocidade da partícula que se move. Além dos exemplos acima, outros tantos existem e já estão em operação.

*Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global.

 




Criteo Publicidade:

TAGS :

    energia, limpa, cinética, energy, harvesting, piezoelétrico

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

“Nada mais indigesto para o mundo que a liberdade de uma mulher", diz Fernanda Young. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.