DESTAQUES

Crises de ansiedade podem gerar claustrofobia?

Eduardo Ferreira Santos 04/07/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Crises de ansiedade podem gerar claustrofobia?
Fonte: imagem Pixabay
O claustrofóbico pode muitas vezes viver uma situação de vida em que se percebe "preso"

por Eduardo Ferreira Santos

“Desde o final do ano passado devido a crises de ansiedade fiquei com claustrofobia de avião, já faço terapia, como posso melhorar isso?” – enviado por uma leitora  

Resposta: A ansiedade pura e “aberta" (ou seja, sem razão conhecida pela pessoa), é bastante desconfortável para o psiquismo, de forma que a nossa parte inconsciente se utiliza de um MECANISMO DE DEFESA ao transformar a ansiedade pura em um MEDO, pois assim, a ansiedade só irá se manifestar na presença do agente que desencadeia esse medo.

A sua CLAUSTROFOBIA provavelmente tem origem nesse tipo de mecanismo e, é claro, ligada a alguma situação de vida em que você se viu presa em algum lugar ou mesmo em uma posição existencial "sem saída".

O claustrofóbico, aquele que tem medo de lugares apertados, muitas vezes está vivendo uma situação de vida em que se percebe "preso", insatisfeito, sequestrado por algo ou alguém e transfere este sentimento para uma situação real em que estará mesmo em um lugar fechado, como um elevador, por exemplo.

Já que só a terapia não está resolvendo,  o melhor seria você procurar um psiquiatra psicoterapeuta.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.
 

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    crises, ansiedade, claustrofobia, medo, avião

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

O Jornal da Cultura veiculou matéria apontando que o brasileiro não está animado com a Copa do Mundo. E você, está empolgado?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.